Skip to content

Entrevista: Bia Bittencourt (Feira Plana)

14/02/2013

Bia Bittencourt

.

No próximo dia 10 de março, São Paulo acolherá um evento que tem tudo para dar uma chacoalhada na agenda cultural da cidade. A Feira Plana é uma feira de “pequenas, independentes e fictícias editoras de livros e zines” que tomará todo o térreo do Museu da Imagem e do Som e contará também com palestras, desenho ao vivo e show. A Ugra estará lá, ao lado de dezenas de outros participantes vindos de vários cantos do Brasil e do exterior.

Curiosos que somos, fizemos uma rápida entrevista com a simpática Bia Bittencourt, idealizadora e organizadora do evento, para saber mais sobre as origens e objetivos da Feira.
.

***

Ugra Press – Quem é Bia Bittencourt e qual é a sua relação com as publicações independentes?

Bia Bittencourt – Quem sou eu, vou passar. Não sei o que dizer…
.
UP – O que é a Feira Plana e quais são seus objetivos?

BB – A Feira Plana, evento sediado pelo MIS, vai ser um evento anual, que receberá publicacões independentes, editores, artistas, coletivos, designers, galerias, editoras fictícias e ativistas guerrilheiros para venda, troca e lançamento dos mais bonitos livros caseiros, edições pequenas, livros de artista, zines, jornais e quadrinhos. O objetivo é que todo mundo se divirta, se conheça e desenhe bastante.
.
UP – Como surgiu a ideia da Feira Plana? Houve inspiração de algum outro evento?

BB – Sempre quis morar em uma livraria, daí entulhei minha casa de livros, e comecei a fazer meus próprios também, fui conhecendo pessoas de fora do Brasil que tinham feito suas próprias editoras independentes, como a Lynn da AND Publishing, e aí conheci a Printed Matter e quis morrer e nascer de novo. Quando fui para NY, estava acontecendo a NY Art Book Fair no MOMA Ps1, e era tudo tão bonito e todo mundo fica tão comovido, que eu quis fazer algo parecido aqui. Claro que já existe um monte de feira legal, como a da Galeria Vermelho, mas desde que voltei de lá escrevi o projeto e tentei achar um lugar que fosse público, onde eu pudesse levar todo mundo sem nenhum tipo de questão política, juntar galerias, artistas e editoras, fiz a curadoria e fim.
.
UP – Até o momento, o site da Feira indica a participação de 84 editoras / artistas / zineiros, incluindo participantes de outros estados e até de outros países. É um número impressionante! Houve algum critério para a seleção? Você contava com toda essa participação quando iniciou o projeto?

BB – Você contou é? Ah, o projeto que eu escrevi e apresentei pras pessoas era grandioso, mas eu não imaginava se ia dar certo, afinal é um projeto só e eu não tinha nem um centavo (e continuo não tendo). A parte boa disso é que toda hora que acontecia alguma coisa absurda era como se eu vencesse umas batalhas com uma vassoura. Eu abri uma chamada pública, porque tenho curiosidade em saber o que o pessoal tá fazendo por aí, passei duas semanas respondendo uns 82739423 emails e selecionando uma nuvem coerente de participantes. E aí apareceu todo esse monte de gente legal, além dos que eu já havia convidado.

UP – Pretende que o evento tenha outras edições? Algo planejado quanto a isso?

BB – Sim, a feira será anual e sempre acontecerá no MIS.
.
UP – Algo a dizer sobre a velha questão digital x impresso?

BB – Acho que tá tudo ótimo desde que você continue desenhando, seja lá onde for.

.
Feira Plana

5 Comentários leave one →
  1. Margareth A.L.S.Bittencourt permalink
    14/02/2013 17:22

    Ai que orgulho! My daughter! Isn’t she lovely?

  2. Neide Maria de Carvalho permalink
    16/02/2013 18:12

    Bia, parabéns pela iniciativa! Beijos. Neide

  3. Maria Isabel permalink
    08/03/2013 23:03

    Parabéns a mãe e a filha!!!

  4. Plinio Zara permalink
    05/10/2014 14:24

    Oi Bia, veja só, hoje casualmente encontrei seus pais e a sua mae comentou levemente sobre o seu trabalho….busquei na internet e fiquei maravilhado por voce! Parabéns por seguir o seu “próprio” caminho!!!! seja feliz…..Abraços Plinio Zara

Deixe um comentário

