Skip to content

Cadernos Jakob #1

05/07/2010

Estréia do Cadernos Jakob, nosso bombástico suplemento de filosofia e literatura.
Textos de Felipe Vale (aka Jakob) enriquecidos com ilustrações do Jaum.

Algumas pessoas são incapazes de escrever com concisão. Vítimas de uma verborragia essencial, esparramam-se frente aos olhos do leitor com longas frases e complexas reflexões. Mesmo quando falam de trivialidades, gostam do sabor das minúcias – e isso pode ser tanto uma maldição quanto uma bênção.

Jakob, o colunista que hoje estréia na UGRA, é um desses seres cuja expressividade épica funciona como uma bênção. O cara tem 25 anos, diz que parou de crescer aos 16, é mestrando em Literatura Alemã e Estética na USP e participa do duo neofolk Sleepwalker´s Maladies.

Convidado a escrever para nós, entregou um suculento artigo sobre literatura, mitologia e suas ligações com a cultura contemporânea. Contudo, era um texto que excedia o limite dos normalmente postados aqui. Isso nos preocupou: sabemos do desconforto que muitos sentem ao ler online. Por melhores que sejam as telas dos computadores atuais, o prazer de ler algo impresso ainda não foi superado e certamente não será.

Pensando nisso criamos a série Cadernos Jakob, que servirá para reunir as contribuições de nosso novo colunista em bem diagramados arquivos PDF para você imprimir e ler onde quiser.

Para caprichar mais, cada número dos Cadernos Jakob conta também com ilustrações exclusivas do Jaum, um cara de Castelo Alto que, segundo dizem as más línguas, é uma fortaleza secreta onde ele fica bebendo cerveja e desenhando suas histórias, que ele publica nesse site aqui e em sua excelente revista Peiote.

Um trecho do primeiro caderno para despertar o apetite:

 

“(…) formas híbridas de cultura, que poderiam ser chamadas de ‘mitologias’, cada uma a seu próprio modo, despontam aqui e ali como substitutos periódicos de uma necessidade coletiva por um mito que tematize ânsias/medos/desejos por excelência humanos – o que é justamente a fórmula mais crua do mito — e, por que não, também do estético. Em outras palavras: o que a racionalidade exacerbada da cultura do século XX e XXI nos tira com uma mão, ela devolve com a outra em suas manifestações culturais marginais. É sobre essas manifestações que pretendo discorrer nesse artigo”

 

Agora é com você: baixe o PDF, imprima, saia da frente de seu computador e sente-se confortavelmente em sua poltrona para ler o primeiro caderno. Porque ler deve ser isso: um exercício intelectual prazeroso, feito na contramão do tempo, longe da atropelação do dia a dia. Essa é a proposta dos Cadernos Jakob. Boa leitura!

Clique na imagem acima para visualizar e baixar o arquivo do ISSUU, ou clique aqui e faça o download pelo Mediafire.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. 09/07/2010 19:38

    ae pessoal da ugra parabéns pelo blog, os post’s estão ótimos.
    abraço

  2. Leo permalink
    29/07/2010 11:33

    Ótimo texto, só agora consegui dar uma pausa aqui no trampo para terminar de ler!

    abraços

  3. 12/02/2011 19:33

    A alquimia generosa que tem os nossos sentidos pode propagar a criatividade, na busca do bom e agradável em qualquer idade, em qualquer linguagem.
    Vocês são parte do rizoma que criei para resistir na peste esquizofrênica emocional, casta e e pudica de minha cidade.
    Veio não estranha as palavras é que quando escrevo para você (s) eu estou nesse fluxo cosmico de criação, e nem sou tanto…
    Um coletivo (já participei de um) com antenas que se propagam e deixam-se conduzir foi é está vivo dentro de mim.
    …Vital e bonito projeto em processo.. resista UGRA.

  4. 01/11/2013 13:10

    fantástico..!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: